A melhor maneira de a escola se atualizar, colocando-se à frente de seu tempo, é participar de projetos que façam parte da sociedade. São projetos assim que dão sentido ao aprendizado do aluno, trazendo conteúdos atualizados presentes no cotidiano de todos.
Paulo Freire com a sua ideia “conscientizar para depois alfabetizar” alerta sobre os conteúdos que são depositados na cabeça dos alunos, sem que tenham a oportunidade de pensar conscientemente sobre os assuntos que lhes são passados. Sua frase nos coloca na contemporaneidade. A escola Alice Chuery está em busca de soluções que despertem o interesse dos educandos. O projeto é inovador, pode trazer consciência ao aluno, despertar o interesse pelos conteúdos que serão apreendidos, mostrar a importância das aulas com objetivos práticos, resultados reais e palpáveis.
Os temas abordados no projeto, filme de animação, histórias em quadrinhos, tiras, esculturas são componentes curriculares da disciplina de arte, portanto integram o currículo escolar. O conhecimento será transmitido mais eficazmente com as práticas interdisciplinares, onde se percebem os conteúdos aplicados no dia a dia. Pretende-se dar vida própria à mascote com aventuras que valorizem a solidariedade e as boas ações humanas, por meio de tiras em jornais, na internet e em revistas de histórias em quadrinhos. O projeto possui todos os ingredientes necessários para alcançar os objetos educacionais, conquistar a simpatia da comunidade e atender os anseios da Secretaria de Estado da Educação e do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do estado de São Paulo e inserir o aluno no mercado de trabalho.
Homenagem ao grande Alvaro de Moya
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário